HomebulletPerguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas sobre a cirurgia


Todas as tromboses são tratadas com este procedimento endovascular?

Não. Os pacientes são avaliados, seguindo diversos critérios de inclusão e exclusão para este tipo de tratamento. Estes critérios possuem duas partes:

A primeira, clínica, avalia a localização da trombose, o tempo de evolução da TVP, os sintomas do paciente e o grau de recanalização natural da veia comprometida.

A segunda, relacionada diretamente com o procedimento, avalia as condições gerais do paciente, doenças associadas e sua relação com o risco cirúrgico e condições específicas que aumentem os riscos de sangramento pelo uso das medicações do protocolo (trombolíticos e anticoagulantes).

Em certos casos, a melhor opção é acompanhar o paciente por um período de 6 mêses através de exames (Ultrassom Doppler) e observar o grau de respostas do próprio organismo à trombose e os sintomas que a pessoa desenvolve. Se não houver sinais de recanalização da veia e/ou os sintomas piorarem, o procedimento endovascular está indicado.

Quantos dias antes da cirurgia tenho que fazer os exames?

Os exames de imagem que precisamos normalmente são realizados no momento do diagnóstico da trombose (Ultrassom ou eventualmente uma tomografia). Os exames laboratoriais são colhidos no dia da internação, imedatamente antes do início dos porcedimentos endovasculares.
 

Tenho que tomar algum remédio antes?

Nenhum remédio antes além do anticoagulante oral, iniciado após a coleta de todos os exames que o hematologista pede para avaliação de trombofilia.
 

Faço caminhadas. Posso continuar depois da cirurgia? Praticar qualquer atividade física? Vou ter que usar meia elástica quanto tempo depois?

Certamente !!! Vamos até estimular estas atividades !!! Meias elásticas dependem do tempo de recuperação da perna após os procedimentos ou a necessidade de uso por causa da trombofilia, para evitar novas tromboses.
 

Quanto às anestesias: antes da angioplastia é só local? Posso optar por geral?

Durante os exames de controle, só fazemos anestesia geral se optarmos por algum tipo de procedimento com cateteres mais invasivo. Senão, apenas sedação. Todos os procedimentos mais "intensos", como os dias de utilização dos balões de angioplastia ou no dia dos implantes dos stents, serão com anestesia geral.
 

Quantos dias no total tenho que reservar para o procedimento e pós?

Reserve pelo menos 10 dias no total.
 

Como é o repouso relativo? Não vou poder trabalhar por quantos dias?

Trabalhar voce poderá em aproximadamente 15 dias após a alta hospitalar, mas varia de acordo com o tamanho do procedimento e sua recuperação pessoal.
 

Vou com a minha mãe, já é o suficiente? Ela fica no hospital?

Perfeito. Ela pode ficar com você no hospital porque o quarto permite, mas seria ideal ela também ter um outro ponto para descansar, pois no hospital a movimentação no quarto é muito grande.
 

E alguma dieta antes?

Dieta normal até o dia da internação. Durante os procedimentos, apenas jejum para os controles e procedimentos com cateteres.


Quanto ao procedimento, entendi mas estou com pouco de medo da dor.


Você não sentirá dores como está antecipando, mas é preciso que esteja preparado para o cansaço da internação, idas e vindas ao centro cirúrgico, etc.

 

Saiba sobre Convênios e Seguros aqui.
Marque sua consulta.
Envie sua dúvida.

< Voltar